19.3.18

Reunião plenária do Conselho Local de Ação Social

in A Voz de Trás-os-Montes

No dia 7 março, decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma reunião plenária do Conselho Local de Ação Social (CLAS) da Rede Social do município de Mesão Frio.

A sessão teve como ponto principal da ordem de trabalhos, a apresentação dos resultados por parte do Contrato Local de Desenvolvimento Social - CLDS 3G "Porta D’Ouro", tendo sido divulgado o Relatório de Execução Anual (relatório de monitorização física e financeira).

No segundo ponto da ordem de trabalhos, foram aprovadas, por unanimidade, as alterações a efetuar ao Plano de Ação do Projeto CLDS "Porta D’Ouro". Neste ponto, decorreu ainda, a apresentação do Relatório de Atividades do Núcleo Local de Inserção de Mesão Frio, que compreendeu o enquadramento legal da prestação social de RSI, as parcerias, o número de beneficiários desta prestação e qual o período de duração e renovação/suspensão da mesma.

Ainda neste ponto, alguns dos parceiros presentes interviram, nomeadamente o presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, Alberto Pereira, que abordou alguns temas e preocupações, sobretudo, o término do projeto CLDS e a continuidade das suas ações, as dificuldades de habitabilidade no concelho, a baixa escolaridade, a formação, a empregabilidade e o atendimento/ acompanhamento social realizado no concelho, através da implementação do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social.

No final da reunião, a Ata foi posta a votação e aprovada por unanimidade. Estiveram representadas as seguintes entidades parceiras: a Câmara Municipal de Mesão Frio (pelo Presidente da Câmara Municipal, que preside igualmente o CLAS); a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Mesão Frio; o Destacamento Territorial da GNR de Peso da Régua; as Juntas de freguesia de Barqueiros, Cidadelhe, Oliveira e Vila Marim; a Santa Casa da Misericórdia de Mesão Frio; o Instituto da Segurança Social, I.P – Centro Distrital de Vila Real; a Administração Regional de Saúde do Norte, I.P. – Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências – Centro de Respostas Integradas de Vila Real; o Agrupamento de Escolas Professor António da Natividade; o Núcleo Distrital de Vila Real da EAPN/Portugal e o Núcleo Local de Inserção de Mesão Frio - Instituto da Segurança Social, I.P – Centro Distrital de Vila Real.