8.3.18

Mais de 50 países mobilizados para atenuar o #WikiGap

Catarina Lamelas Moura, Victor Ferreira, Bárbara Wong e Joana Amaral Cardoso, in Público on-line

No ano dos movimentos #metoo e Time's Up, o Dia Internacional da Mulher suscita um debate global sobre as mudanças que ainda são urgentes e o fim da linha das agendas sexistas.

Irlanda poderá ter referendo sobre aborto
O Governo irlandês aprovou esta quinta-feita o projecto-lei de um possível referendo sobre o aborto, que, a confirmar-se, poderá sobrepôr-se a uma emenda constitucional criada em 1983, que dá aos fetos e às mulheres o mesmo direito à vida, avança o The Guardian. O mais provável é que o referendo se concretize.


Se o país votar a favor de tirar a emenda da Constituição, o Governo irá introduzir legislação que permite o aborto até às 12 semanas, sendo que actualmente apenas é permitido caso a vida da mãe esteja em risco. O projecto-lei será debatido nas próximas 24 horas e um relatório esperado para sexta-feira. No final de Março será divulgado um relatório mais completo e, caso avance, o referendo deverá ser agendado para 25 de Maio.

O primeiro-ministro, Leo Varadkar, notou que o referendo vai pedir aos cidadãos que deixem as mulheres tomar as suas próprias decisões. É de referir que cerca de 78,3% da população irlandesa é católica.

Momento-chave
Mais de 50 países com eventos para atenuar o #WikiGap
Com base no termo normalmente utilizado em inglês para definir a desigualdade de salário (pay gap), #WikiGap descreve a desigualdade de género na enciclopédia online, que funciona com o contributo de milhares de voluntários, a Wikipédia. Neste Dia da Mulher, o evento com o mesmo nome, organizado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Suécia e várias embaixadas do mesmo país, em mais de 50 estados, junta pessoas para uma maratona de edição. Ou, como descreve a ONU num tweet, edit-a-thons.

O objectivo é simples: acrescentar mais conteúdo na Wikipédia – uma das grandes fontes de informação digital – sobre figuras femininas, especialistas e exemplos em várias áreas. De acordo com o site do evento, "há quatro vezes mais artigos sobre homens do que mulheres" e "9 em cada 10 editores [pessoas que acrescentam conteúdo na Wikipédia] são homens".

Berlim, Brasília, Moscovo, Maputo, Nova Iorque, Paris e Cidade do México são apenas alguns dos locais que organizam este evento.