13.3.18

Francisco reconheceu mundo de desigualdades, diz Adriano Moreira

in RR

Adriano Moreira falava na abertura da conferência que assinala os cinco anos de pontificado, que decorre na Universidade Católica, em Lisboa.

Francisco reconheceu a intolerável situação de um mundo de desigualdades e onde permanecem diversas formas de escravatura, afirmou esta segunda-feira Adriano Moreira na abertura da conferência que assinala os cinco anos de pontificado, que decorre na Universidade Católica, em Lisboa.

O professor jubilado referiu ainda os desafios que a Igreja Católica e o Papa enfrentam nos dias de hoje.

“Visto o ataque que a Igreja sofre, infelizmente por condutas de seguidores desviados e erradamente protegidos, concordo com Anselmo Borges quando, no seu livro ‘Francisco – Desafios à Igreja e ao Mundo’, enumerando os desafios para o século XXI, diz que o desafio essencial é a conversão de todos os membros ao Evangelho, começando pelos que estão mais alto: Papa, bispos, cardeais, padres, acreditar em Jesus e tentar segui-lo. É isto que ele prega”, sublinha Adriano Moreira.

O catedrático referiu ainda a lição do atual bispo de Roma vivida ainda quando era bispo de Buenos Aires.

“Num sábado apareceu-lhe uma mãe com uma criança ao colo, pedindo-lhe ajuda porque o filho estava a morrer de fome. Ele respondeu que era sábado, mas que na segunda-feira lhe resolveria o sério problema. A mulher respondeu-lhe: ‘senhor bispo, o meu filho está a morrer de fome no sábado, não é na segunda-feira’. Ele resolveu imediatamente o problema. Pela conduta ensinou a nós todos que em nenhum sábado se pode ficar à espera de segunda-feira”, defendeu Adriano Moreira.

A conferência “Cinco Anos com o Papa Francisco” é organizada pela Renascença, agência Ecclesia e Universidade Católica Portuguesa.