6.2.18

Câmara de Évora oferece teto e refeições quentes aos sem-abrigo devido ao frio

in SicNotícias

A Câmara Municipal de Évora ativou hoje o plano de contingência para apoio e proteção de emergência aos sem-abrigo do concelho, devido ao tempo frio, disponibilizando um centro de acolhimento e refeições quentes.
"As equipas de apoio já estão no terreno a falar com as pessoas identificadas no plano e outras que não estão identificadas", afirmou à agência Lusa o vice-presidente da autarquia, João Rodrigues. As equipas de rua, compostas por técnicos de várias entidades, vão sensibilizar os sem-abrigo para proteção contra o frio, dar indicações da abertura do centro de acolhimento de emergência e verificar necessidades de alimentação, vestuário, agasalhos ou cuidados de saúde.

O autarca indicou que o Monte Alentejano, espaço municipal localizado próximo do centro histórico da cidade, "vai estar aberto hoje e amanhã à noite", entre as 18:00 e as 08:00, para oferecer um teto e refeições quentes a quem necessitar. "Depois, vamos ver se será necessário mais algum espaço e durante mais alguns dias", assinalou, realçando que "tudo vai depender da informação" prestada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A decisão do município alentejano foi tomada hoje numa reunião do Centro de Coordenação do Plano de Contingência para Pessoas Sem Abrigo, na sequência da emissão do aviso amarelo do IPMA. Em comunicado, a autarquia explica que foi "decidida a ativação do plano no nível 2 -- nível amarelo", uma vez que "se prevê para os próximos dois dias, no mínimo, temperaturas iguais ou inferiores a 1.º Celsius".
De acordo com as previsões do IPMA, as temperaturas mínimas no Alentejo deverão variar entre 0 a cinco graus celsius. "Uma vasta região anticiclónica localizada na região dos Açores e uma depressão sobre a Península Ibérica vão continuar a dar origem ao transporte de uma massa de ar muito frio sobre o território do continente ao longo desta semana", justifica o IPMA, num comunicado colocado na sua página na Internet.
Com Lusa