21.2.18

1.º Fórum Nacional sobre Stalking "Prevenir e actuar" na Universidade Católica em Braga

Luís Moreira, in Minho on-line

"Quase dois milhões de portugueses já foram vítimas de perseguição e ameaças e/ou vigiados de forma continuada". É esta realidade social que está em debate dia 28, na Aula Magna da Universidade Católica, em Braga no 1.º Fórum sobre Stalking, organizado pela equipa de voluntariado do Núcleo local do Rotary Clube, "Rota Solidária".

Fonte do organismo disse a O MINHO que se pretende "trazer à sociedade civil informações sobre uma realidade que carece de maior visibilidade em Portugal - o crime de Stalking -, gerando um debate aberto a toda a comunidade".

"Embora esta forma de violência tenha a maior incidência nas mulheres adultas, deve ser abordada desde cedo, como nos mostram os dados estatísticos sobre a violência no namoro entre jovens dos ensinos secundário e universitário, reforçando a prioridade em chegar aos mais novos e apelar à participação cívica como uma aposta na informação que gera prevenção", sublinham.

E avisam: "mas não é só entre o sexo feminino que o stalking progride. Em 2017, dos mais de 400 pedidos de ajuda e aconselhamento que chegaram à APAV, 25% representavam o sexo masculino."

Paradigmático, foi o primeiro caso julgado e duplamente condenado em Portugal, envolvendo o fundador e cantor dos UHF, António Manuel Ribeiro, que suportou nove anos de assédio declarado (entre 2003 e 2012), vivência transposta agora para livro. O artista é um dos oradores do evento, em parceria com outros especialistas do setor.