20.10.17

Vigília assinala em Lisboa Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza

in Rádio Comercial

Às 21h30, várias organizações realizam uma vigília pela "erradicação da pobreza", para lembrar os 2,6 milhões de pobres em Portugal e apelar ao envolvimento de todos na luta contra este flagelo.

Várias organizações realizam hoje, em Lisboa, uma vigília pela "erradicação da pobreza", para lembrar os 2,6 milhões de pobres em Portugal e apelar ao envolvimento de todos na luta contra este flagelo. 

A vigília, marcada para as 21h30 de hoje junto à Praça de Touros do Campo Pequeno, em Lisboa, é organizada pela Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN) Portugal, pela associação ANIMAR, Amnistia Internacional, Comissão de Freguesias da Estrela e pela Assistência Médica Internacional (AMI). 

Em declarações à agência Lusa, o presidente da EAPN Portugal, o padre Jardim Moreira, explicou que a iniciativa pretende criar "um momento público" de congregação de várias instituições que lutam contra a pobreza em Portugal, assinalando assim o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, 17 de outubro. 
Durante a vigília, as instituições irão divulgar vídeos e pessoas em situação de pobreza e exclusão social irão dar o seu testemunho. 
 No recinto, serão também colocadas velas para "lembrar todos os cidadãos portugueses da necessidade e do dever" que todos têm de corrigir a situação de injustiça em que muitos portugueses vivem.

Além da vigília, outras iniciativas marcam o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza em várias cidades do país,
Em Évora, arranca a iniciativa "Pelo Combate à Pobreza e à Exclusão Social", promovida pela EAPN Portugal, que decorre até dia 24 em todo o país.  
Na mesma cidade alentejana decorre o seminário "A Concertação Estratégica no Combate à Pobreza", promovido pela Unitate -- Associação de Desenvolvimento da Economia Social.

Em Braga, é inaugurada na Praça da República a exposição "Construtores de Esperança" e no Funchal, o Núcleo da Madeira do Movimento Erradicar a Pobreza realiza uma iniciativa de contacto com a população.

A Impossible -- Passionate Happenings e a Cáritas Diocesana de Lisboa realizam, em Lisboa, o "Fórum My Precious -- Uso das Coisas -- Quando o mundo não pode ser de ninguém", que assinala a Jornada Internacional pela Erradicação da Pobreza.

 Os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística referem que, em 2016, havia 2,595 milhões de portugueses (25,1%) em risco de pobreza ou exclusão social, menos 1,5 pontos percentuais face ano anterior.

 Destas, 487 mil (18,8%) tinham menos de 18 anos e 468 mil (18%) tinham 65 ou mais anos, adiantam os dados, que apontam um aumento do rendimento médio disponível por família de 79 euros, passando para 1.497 euros por mês, em 2016.

 O Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza foi instituído pelas Nações Unidas para consciencializar sobre a necessidade de erradicar a pobreza e a miséria em todo o mundo.