25.10.17

Uma nova rede de voluntariado à medida das universidades

in Diário de Notícias

Projeto de responsabilidade social da rede Universia é hoje lançado em Portugal e permite aos universitários voluntariar-se para diferentes tarefas
E se pudesse inscrever-se num site e disponibilizar-se para ajudar quem mais precisa naquilo que faz melhor? E nesse mesmo site pudesse encontrar quem o apoiasse a si? Desde hoje, isso é uma realidade no Ajudamos.pt, projeto de responsabilidade social da Rede Universia apoiado pelo Santander. Segundo se explica na descrição, trata-se de uma rede de portais onde as IPSS, as associações e as instituições de Ensino Superior que queiram promover estas iniciativas junto dos seus estudantes "podem divulgar as suas ofertas de voluntariado de forma simples e gratuita, tendo acesso a uma ampla base de voluntários".

Sendo uma plataforma aberta, qualquer pessoa que queira pode quer registar-se quer candidatar-se às ofertas disponíveis, ainda que o principal alvo a sensibilizar seja o público universitário, que já aderiu bem à comunidade de emprego Trabalhando.pt (que cruza ofertas de empregos com candidatos a trabalhar).

Agora é dado um novo passo na criação de uma comunidade de voluntariado universitário, com ofertas nacionais e internacionais, contando já, mesmo nesta primeira fase, com os portais da Liga Portuguesa Contra o Cancro e da Cruz Vermelha Portuguesa, bem como da Universidade Nova e da Universidade de Lisboa como associados. Em breve, também o Instituto Politécnico de Setúbal e a Associação Acreditar, entre outras, passarão a fazer parte do projeto.

Além do apoio do banco Santander Totta, que todos os anos já investe cerca de 7 milhões de euros na área de responsabilidade social (tendo atingido até setembro 80 associações, em projetos de educação, proteção de menores, saúde, incapacidade, inclusão social e cuidado a idosos, com um impacto direto em mais de 17 600 pessoas), juntam-se a esta iniciativa as rádios RFM e Mega Hits (media partners).

Nesta altura, recorde-se, estão a decorrer as candidaturas para a 2ª edição do Prémio de Voluntariado Universitário, que podem ser entregues até sexta-feira, 27 de outubro, em pvu.ajudamos.pt.