10.10.17

Tecnologias inovadoras de apoio a idosos apresentadas em Coimbra

in i9 Magazine

O Active and Assisted Living Forum 2017 é um dos maiores eventos europeus no âmbito do envelhecimento ativo e saudável aliado à utilização de novas tecnologias e sistemas inteligentes. Realiza-se em Coimbra de 2 a 4 de outubro.

Em conjunto com o Ageing@Coimbra, Região Europeia de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável, o AAL Forum vai promover o envolvimento dos utilizadores finais (idosos) na comunidade que desenvolve produtos e serviços para este mercado. Numa iniciativa inédita para a edição deste ano, está a ser organizado o “Stand Award” – distinção qualitativa outorgada pelo Ageing@Coimbra – para o stand com melhor avaliação feita pelos idosos que visitam o evento.

CogniWin ajuda idosos a continuarem ativos e produtivos no local de trabalho
O projeto CogniWin, desenvolvido no Laboratório de Automática e Sistemas do Instituto Pedro Nunes, é uma das tecnologias que marca presença no AAL Forum. Trata-se de um sistema inovador e personalizado para motivar os idosos a continuarem ativos e produtivos no seu ambiente laboral, melhorando a sua eficiência através de diversos componentes de software (assistente de tarefas, assistente de bem-estar) e dispositivos (rato inteligente com sensores, sistema de seguimento do olhar).

O CogniWin ajuda os idosos a superar eventuais dificuldades relacionadas com a diminuição gradual da memória e das capacidades cognitivas, ao mesmo tempo que contribui para aumentar as suas potencialidades de aprendizagem, resultando numa melhor aceitação da mudança organizacional e da infraestrutura. Este projeto funciona em consórcio na Universidade de Geneva (CH), Microsoft (PT), Orbis (NL), AIT (AT), ArgYou (CH), Ingenieria y Soluciones Informaticas (ES) e Citard (CY).

Robot melhora qualidade de vida de idosos que vivem sozinhos
O Grow Me Up é um robot inteligente equipado com um software que auxilia idosos em tarefas quotidianas e dá o alerta em caso de urgência. Permite avisar as pessoas de que têm de tomar a medicação, lembrá-las das tarefas que têm programadas para aquele dia ou detetar quedas. Este é um projeto liderado pelo Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra e que envolve parceiros de outros países europeus.
O Grow Me Up, que está a ser testado na Cáritas Diocesana de Coimbra, permite ainda uma interação com o idoso, analisando o seu comportamento e detetando as suas preferências. Se, por exemplo, o utilizador não cumprir a rotina que tem planeada ou que costuma normalmente cumprir, o robot vai questionar o idoso e avisar o cuidador do que se está a passar. Esta tecnologia permite um acompanhamento permanente ao idoso que, em situação de perigo, pode contactar com o exterior.