4.10.17

Programa Aconchego volta a promover o encontro entre estudantes e seniores

in Porto.

Estão abertas as candidaturas para os estudantes e cidadãos seniores que desejam participar no Programa Aconchego. "Quem estuda tem casa; quem tem casa tem companhia" é o conceito de uma iniciativa que aproxima gerações.

Criado pela Câmara do Porto em parceria com a Federação Académica do Porto, o programa promove o alojamento de estudantes universitários em casa de seniores residentes na cidade.

O projeto proporciona aos aderentes a troca de experiências entre gerações, a companhia para o sénior e a redução das despesas de alojamento para o estudante. Os estudantes contribuem simbolicamente em géneros, que podem ser alimentares, para comparticipar no acréscimo de despesas como água, luz e gás.

A partir de duas dificuldades detetadas, os constrangimentos económicos que as famílias demonstram em ter um filho a estudar fora do local de origem e o sentimento solidão que os seniores por vezes afirmam sentir, aliado à preocupação que muitos dos filhos sentem por os pais viverem sozinhos, obteve-se assim uma dupla solução.

As candidaturas ao programa estão abertas todo o ano.

+info: Departamento Municipal de Desenvolvimento Social da Câmara do Porto | email otiliaoliveira@cm-porto.pt | telefone 22 589 92 60

Recorde o conceito Aconchego e testemunhos de participantes em vídeo-reportagem realizada em fevereiro deste ano.