14.8.17

Marques Mendes: PIB terá crescido "ligeiramente acima dos 3%"

in Negócios on-line

Luís Marques Mendes disse esta noite que o crescimento da economia terá crescido ligeiramente acima dos 3% no segundo trimestre.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga amanhã, 14 de Agosto, a variação do Produto Interno Bruto (PIB) entre Abril e Junho e de acordo com as estimativas dos analistas contactados pela Lusa, a economia portuguesa terá crescido, em média, 0,4% em cadeia no segundo trimestre e 3% face ao mesmo período do ano passado.

Hoje, no seu comentário no Jornal da Noite, Marques Mendes declarou que, "ao que apurei, [o crescimento homólogo do PIB] será superior aos 2,8% do primeiro trimestre e até ligeiramente acima dos 3%".

Marques Mendes recordou o novo aumento das exportações – 12,5% no semestre –, bem como uma nova descida da taxa de desemprego – 8,8% no semestre. "Tudo isto é muito positivo", disse.

"Estamos a crescer muito acima da previsão do Governo. É bom. Estamos a crescer de forma correcta – sobretudo, a partir das exportações e do investimento. É bom. Estamos a crescer de forma saudável – diminuindo o desemprego, de forma mais rápida do que se previa. É bom", sublinhou o antigo líder do PSD.

"Vamos ter o maior crescimento desde o início do século", acrescentou Marques Mendes ao referir-se ao lado bom da economia.

Antecipação de dados gera tensão com INE

Marques Mendes já antecipou algumas vezes a divulgação de dados oficiais do Instituto Nacional de Estatística (INE), o que lhe valeu críticas. O último caso sucedeu no seu comentário de 23 de Julho na SIC, em que apresentou dados do desemprego como novos, que afinal não o eram. O INE, que até aqui evitara reagir às antecipações do comentador, não gostou e, num esclarecimento enviado às redacções, acusou o comentador de "falsa antecipação" de dados.

O comentador tinha dito que o INE iria dar conta de uma "descida" da taxa, de 9,5%, valores de Abril, para 9,4% em Maio, mas o Instituto Nacional de Estatística explicou que os 9,4% diziam respeito a uma estimativa provisória já antes divulgada. Quanto à previsão definitiva, ainda estava por fazer o trabalho de apuramento.

O lado mau da economia

No seu comentário deste domingo, Marques Mendes também chamou a atenção para a repetição dos erros do passado. "O crédito ao consumo e ao imobiliário está demasiado elevado. É mau. Se as pessoas estão muito endividadas, correm o risco de ficar ainda mais endividadas no futuro. O crédito às empresas está muito baixo. É mau. Não se incentiva o investimento produtivo. Ficamos pelo imobiliário, o que não é saudável", afirmou.

Luís Marques Menes prosseguiu, dizendo que a poupança está em níveis muito baixos. "Devia estar a ser estimulada", apontou.

Além disso, "o investimento público continua a cair. O que é muito perigoso. Dá cabo dos serviços públicos. Veja-se o exemplo dado esta semana pelo Comandante da PSP do Porto: como o Estado não investe, o número de efectivos da PSP é o mesmo de há 70 anos", rematou.