20.6.17

Guimarães e Barcelos distinguidos pelo acolhimento a refugiados

in Correio do Minho

Os Municípios de Guimarães e de Barcelos contam-se entre as câmaras municipais que vão ser distinguidas, amanhã, pelo trabalho desenvolvido no acolhimento a refugiados.

O Conselho Português para os Refugiados (CPR) anunciou que vai «prestar uma homenagem» às autarquias que acolherem migrantes em Portugal, no âmbito do Dia Mundial dos Refugiados, que se assinala amanhã.

«Pela primeira vez, o CPR irá prestar uma homenagem às autarquias do país e às equipas que colaboram com a nossa organização na procura de soluções dignas de acolhimento e integração dos refugiados em Portugal», lê-se numa nota enviada à imprensa.
«No Dia Mundial do Refugiado, 20 de junho, celebra-se a resiliência e a coragem de mais de 65 milhões de pessoas que foram forçadas a fugir da guerra, da perseguição e da violência, mas também se reconhece o papel da sociedade porconjunto entregarão um prémio aos municípios parceiros do CPR no acolhimento de refugiados.

Ao atribuir uma distinção aos municípios que, em parceria com o CPR, têm acolhido refugiados, nomeadamente a Guimarães, Barcelos, Amadora, Águeda, Alenquer, Caldas da Rainha, Carregal do Sal, Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Lisboa, Loulé, Loures, Moimenta da Beira, Oeiras, OuConselho Português para os Refugiados vai distinguir autarquias tuguesa que, solidariamente, acolhe refugiados, oferecendo-lhes um lugar seguro nas suas comunidades, recebendo-os nas suas escolas e nos seus locais de trabalho», explica o documento.

O CPR anunciou também a realização de uma gala que contará com a presença do ministro adjunto, Eduardo Cabrita, para além da presidente desta entidade, Teresa Tito de Morais, que em rém, Salvaterra de Magos, Santa Maria da Feira, Santarém, Sintra, Torres Novas, Torres Vedras e a Fundação INATEL, «o CPR pretende na Gala “Solidários #ComOsRefugiados” realçar o papel desenvolvido pelos técnicos e seus dirigentes em prol da causa dos Refugiados e dos Direitos Humanos», acrescenta-se no comunicado de imprensa.

Redação/Lusa DR