3.11.16

"Pobreza está a aumentar" na região do Porto, alerta autarca de Valongo

in Notícias ao Minuto

O presidente da Câmara de Valongo alertou hoje o Conselho Metropolitano do Porto (CmP) para o facto de "o fenómeno da pobreza estar a aumentar" na região, defendendo a criação de uma estratégia para o combater.

Na resposta, o presidente da Câmara da Póvoa de Varzim, Aires Pereira (PSD), desabafou com um "quem diria".

"A alteração da política, a redistribuição de rendimentos não está a surtir efeitos", acrescentou Aires Pereira.

Admitindo que sozinho não consegue combater o fenómeno da pobreza que "está a aumentar por todo o lado", José Manuel Ribeiro disse que a questão "põe em xeque o esforço" dos autarcas e "destrói a confiança que a cidadania tem nos seus eleitos".

O social-democrata da Póvoa registou o alerta do colega de Valongo adiantando que "ou o rendimento não está a chegar às pessoas ou é só uma ficção que se está a criar".

"Ou há alguma coisa q ue não está bem na redistribuição", concluiu, aludindo ao Orçamento do Estado para 2017 da responsabilidade do Governo do PS, que conta com o apoio do BE.

O presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto (PS), chamou a atenção para a existência de "políticas nacionais e municipais" para combater a pobreza e pediu à comissão executiva do CmP para fazer uma "grelha" das respostas existentes em cada um dos 17 municípios e a nível nacional.

Depois desse levantamento feito, disse Joaquim Couto, será possível "discutir eventuais medidas a tomar" na AMP para combater a pobreza.
No anterior mandato, a AMP teve um Programa Metropolitano de Emergência Social, que visou contribuir para a promoção da inserção e da coesão social de pessoas e de grupos mais vulneráveis.