20.10.16

Arranca hoje semana dedicada ao Combate à Pobreza e Exclusão Social

in Jornal de Mealhada

A Câmara Municipal da Mealhada vai dedicar a semana de 15 a 22 de outubro ao combate à pobreza e à exclusão social, promovendo diversas iniciativas, como sessões gratuitas de cinema, idas às Piscinas Municipais, atividades no Centro de Interpretação Ambiental, ações de voluntariado na Mata Nacional do Buçaco, oficinas, rastreios de saúde, sessões informativas e campanhas de angariação de géneros. O objetivo é ajudar e integrar aqueles que estão numa situação de maior vulnerabilidade económica e social.
A semana começa já amanhã com o lançamento da campanha de recolha de roupas interiores e têxteis para o lar por parte da Loja Social “Roda Viva”, uma campanha que se prolonga até dia 19 de novembro. Durante a tarde, a Loja Social abre-se a toda à comunidade, convidando todos os munícipes a uma visita. Uma iniciativa que espelha os objetivos desta semana: a integração e criação de laços entre todos, entre os que precisam e os que ajudam.

Ao longo de toda a semana, são várias as iniciativas que marcarão a semana. Workshops sobre temáticas como os cuidados de higiene pessoal e técnicas de embelezamento abertas a toda a comunidade, sobre refeições económicas, uma conferência sobre “Divórcio, residência alternada e os direitos dos avós", ou uma campanha de sensibilização especialmente dirigida aos jovens.

O programa pretende, por um lado, proporcionar momentos diferentes, lúdicos e culturais, àqueles que no seu quotidiano não têm acesso aos mesmos e, por outro lado, sensibilizar e mobilizar a população do concelho da Mealhada para o combate à pobreza e à exclusão social.
O Município da Mealhada associa-se, assim, à campanha nacional Pelo Combate à Pobreza e à Exclusão Social, dinamizada pela EAPN Portugal/ Rede Europeia Anti Pobreza desde a celebração do Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social, em 2010.