28.9.16

Português recebe 2 milhões para integrar Sem-abrigo europeus

in TSF

O investigador vai coordenar um programa comunitário destinado a caracterizar e a promover a integração de cidadãos europeus que vivem nas ruas.

José Ornelas, investigador e docente do Instituto Universitário, vai coordenar o projeto HOME_EU (Homelessness as unfairness ou Sem-abrigo como injustiça) que será desenvolvido em parceria com instituições de oito países do norte e sul da Europa, e que arranca em outubro, em Lisboa, com o encontro de todos os parceiros.
José Ornelas, investigador do ISPA confessa estar entusiasmado e feliz por ter conseguido este financiamento

Num comunicado enviado às redações, lê-se que o projeto HOME_EU, que visa conhecer o modo como os cidadãos europeus sentem, toleram e contestam a existência de pessoas sem-abrigo, tem como objetivo principal generalizar os Programas Housing First (Casas Primeiro) como estratégia de integração e das pessoas que vivem na rua.

Esta investigação é financiada, em dois milhões de euros, pelo programa da Comissão Europeia H2020 que se destina a promover a inovação nas políticas públicas europeias.
O investigador e psicólogo José Ornelas vai coordenar o programa Home - EU. O objectivo passa por promover políticas de atribuição de casas próprias, um passo que José Ornelas diz ser fundamental para a integração na comunidade

O HOME_EU (Homelessness as unfairness ou Sem-abrigo como injustiça) reúne um grupo de trabalho das áreas da psicologia, ciências políticas, saúde pública e trabalho comunitário e social. Participam ainda neste projeto investigadores e académicos, mas também decisores políticos, todos eles especializados em diferentes áreas ligadas ao sem-abrigo.