19.9.16

"Podemos estar a criar um grande grupo de pessoas desajustadas da sociedade"

in TSF

Um estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos concluiu que há mais de dois milhões de pobres em Portugal, uma boa parte crianças, e que 10,7% dos trabalhadores vivem abaixo do limiar da pobreza.

As crianças são as principais vítimas da crise. Jardim Moreira, presidente da Rede Europeia Anti-Pobreza, lembra que 25% das crianças em Portugal são pobres e que podemos estar a preparar uma franja grande de pessoas que não se vai integrar na sociedade.

Jardim Moreira diz que está a ser criado um grupo muito grande da sociedade que não se vai integrar

A Fundação Francisco Manuel dos Santos divulgou um estudo que conclui que, com a crise, os portugueses perderam em média 116 euros por mês. Os pobres, os mais jovens, as mulheres e os portugueses com mais formação académica foram os mais atingidos pela crise. A pobreza já atinge mais de dois milhões de portugueses e 10,7% dos trabalhadores vivem mesmo abaixo do limiar da pobreza.

Os rendimentos das pequenas e médias empresas são muito baixos e os encargos com funcionários elevados, explica Jardim Moreira

Os salários baixaram e, em 2014, um em cada três trabalhadores por conta de outrem recebia menos de 700 euros por mês.

O estudo confirma ainda que a crise fez aumentar a desiguldade em Portugal. Um em cada cinco portugueses vive agora com menos de 422 euros mensais.