19.9.16

Leiria defende necessidade de acordo de regime no combate ao desemprego

in Notícias ao Minuto

O presidente da Câmara de Leiria, Raul Castro, defendeu hoje a necessidade de ser estabelecido um acordo de regime no combate ao desemprego em Portugal, de forma a evitar que as próximas gerações tenham o seu futuro hipotecado.

"A gravidade deste assunto convoca os nossos decisores políticos para um verdadeiro acordo de regime, sob pena de carregarem sobre os ombros o peso de hipotecarem o futuro das próximas gerações", explica Castro, citado num comunicado de imprensa enviado à agência Lusa.

Durante a sessão de abertura da "Volta de Apoio ao Emprego 2016", Raul Castro considerou que é urgente encontrar respostas para o desemprego, um problema que tem sido amplamente diagnosticado nas últimas décadas.

"Vivemos num país endemicamente atingido por esta praga, para a qual tem sido difícil encontrar soluções capazes de a combater", destacou.

No seu entender, falar de emprego é falar do presente, mas sobretudo do futuro do país, seja daqueles que estão aptos e querem trabalhar, seja daqueles que dependem dos mecanismos de apoio solidário financiados com as contribuições resultantes do trabalho.

"Com altas taxas de emprego não é possível encarar o presente e muito menos o futuro com confiança", alertou.

Na sua intervenção, o presidente da Câmara de Leiria abordou ainda o contributo que os municípios podem dar para a resolução deste problema, considerando que a palavra-chave é a competitividade.

"Tudo temos feito para tornar o nosso concelho cada vez mais atrativo, seja para investidores, que desejam, legitimamente, que os seus negócios prosperem, seja para trabalhadores, que procuram estabilidade nos postos de trabalho e valores remuneratórios que sejam compatíveis com as suas necessidades ou ambições", apontou, manifestando o desejo de contribuir para a criação de um clima favorável à mudança no Município, de forma a torná-lo mais competitivo, não apenas à escala regional mas também global, desenvolvendo estratégias que respondam a um mundo em que tecnologia apresenta renovados desafios e oportunidades.

A "Volta de Apoio ao Emprego 2016" é uma iniciativa conjunta da Representação da Comissão Europeia em Portugal, Centro de Informação EUROPE DIRECT da Alta Estremadura - ADAE e o Instituto de Emprego e Formação Profissional, com o apoio do Município de Leiria.