30.7.13

Toxicodependentes e viciados em jogo integram rede

por Agência Lusa, publicado por Susana Salvador, in Diário de Notícias

Toxicodependentes e pessoas viciadas em jogo vão passar a integrar uma rede de referenciação de comportamentos aditivos, já aprovada pelo Governo, em que centros de saúde, hospitais e unidades especializadas trabalharão em conjunto para uma intervenção mais precoce.

A Rede de Referenciação/Articulação no âmbito dos Comportamentos Aditivos e das Dependências "está feita", carecendo apenas de "algumas afinações", revelou hoje à agência Lusa o diretor do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD).

João Goulão explicou que esta rede é "uma reformulação" do documento aprovado em 2010, ainda na vigência do antigo Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT), para referenciação das pessoas com problemas ligados ao álcool, que envolvia os cuidados de saúde primários, unidades de toxicodependências, alcoologia, saúde mental e serviços hospitalares.

"Agora, com a passagem das unidades do IDT para a dependência das Administrações Regionais de Saúde (ARS) houve uma reformulação desse documento", feita pelo SICAD e as ARS.