22.7.13

"Portugal só está ligeiramente melhor que a Grécia"

por Dinheiro Vivo

A publicação The Economist escreve hoje que Portugal e Grécia estão cada vez mais próximos e a provar que a austeridade não funciona.

Num texto em que comparam os dois países, os britânicos traçam um cenário negro em que "o desenho é só um pouco melhor em Portugal" que na Grécia. O título não deixa dúvidas, os dois países estão "nas lonas" juntos.


Como se pode ler, em Portugal "os juros dispararam e as últimas previsões do banco central mostram que a economia vai recuperar timidamente em 2014 depois de três anos de recessão profunda", valores distantes do "revés prometido" pelo Executivo.

Dizem ainda que a "incessante austeridade afastou a coligação de Pedro Passos Coelho, criando uma crise política" em que o Presidente apelou a um pacto de 'salvação nacional'. Mas, como se pode ler, "o fosso entre os partidos da coligação e os Socialistas é tão grande que as possibilidade de alcançarem um acordo na data imposta para 21 de julho é pequena".

Assim, e com uma Grécia que continua a adiar a discussão das reformas exigidas no Parlamento apesar da promessa de rever a posição de 40 mil funcionários públicos, a publicação conclui que "nada contribui para justificar as esperanças de Bruxelas de que Portugal estava a afastar-se com segurança da Grécia e a seguir a Irlanda para terminar o seu programa de ajustamento". O que é cada vez mais certo é que "nenhum dos países parece pronto para dar o salto".