24.7.13

Mais de 100 imigrantes resgatados ao largo da Indonésia

in Diário de Notícias

Mais de 100 requerentes de asilo foram resgatados hoje depois de a embarcação em que seguiam se ter afundado ao largo da costa da ilha indonésia de Java, indicaram as autoridades, confirmando a morte de uma criança no naufrágio.

"Não sabemos exatamente quantos estavam a bordo, por isso, estamos a focar-nos nas buscas", disse o chefe da agência de salvamento e resgate de Bandung, Rochmali, em declarações à agência AFP.

A embarcação naufragou ao largo da cidade piscatória de Cidaun, no oeste de Java.

Os sobreviventes vão ser transportados para o hospital, disse Rochmali, informando ainda que o corpo da criança -- a única vítima mortal confirmada -- foi resgatado das águas.

De acordo com os 'media' australianos, os requerentes de asilo, que teriam como destino a Austrália, são, na sua maioria, oriundos do Sri Lanka e do Irão.

"Fui o único a voltar", afirmou Soheil, um homem pertencente a um grupo de 61 iranianos, citado pelo jornal Sydney Morning Herald, indicando que não eram boas as condições do mar e que a embarcação esteve a tentar regressar à costa ao longo de três horas.

O capitão -- que, segundo indicou Soheil, era oriundo do Sri Lanka e contava com uma tripulação malaia -- abandonou o barco e foi para uma embarcação mais pequena sem prestar qualquer tipo de ajuda.

A Austrália tem lutado para conter o influxo de requerentes de asilo, que chegam de barco, tendo registado números recorde em 2012 e mais de 15.000 só desde o início deste ano.

Centenas acabaram por morrer durante a viagem -- na semana passada o naufrágio resultou em quatro mortos -- com o mais recente desastre a ocorrer apenas alguns dias depois de Camberra ter anunciado um 'plano radical' enviando os candidatos a asilo para a Papua Nova Guiné.