30.7.13

Dinheiro de portugueses ajuda crianças da maior favela do mundo

por Filomena Barros, in RR

Devido à generosidade de muitos e do trabalho de uma portuguesa, há dezenas de crianças no Quénia que vão ter melhores condições na escola e uma alimentação mais variada.

Criar condições para que as crianças de Kibera não faltem à escola é o objectivo do projecto que uma jovem voluntária portuguesa tem vindo a desenvolver na maior favela do mundo, situada em Nairobi.

Marta Baeta está por estes dias de regresso à capital do Quénia. Em declarações à Renascença, conta como encontrou as crianças que já está a apoiar e fala do trabalho que tem para as quatro semanas de visita.

Marta Baeta reencontrou as crianças na sala de aula e logo se esvaneceram os seus medos: “Por momentos pensei que não se iam lembrar de mim, mas lembraram-se logo, vi os olhos a brilhar e alguns vieram logo a correr”.

Para Marta esta é a prova de que o dinheiro está, de facto, a ser usado para o projecto “From Kibera With Love” e que visa garantir educação às crianças da favela. Há muito trabalho pela frente já esta semana.

“Vão começar as obras na escola onde fiz voluntariado, para ver se deixa de chover dentro da escola, para conseguirmos ter aulas à chuva. Vou aproveitar para levar as crianças ao hospital e vamos fazer uma visita de estudo a um parque natural aqui em Nairobi.”

Tudo isto é pago com os donativos que esta jovem voluntária portuguesa tem angariado, sobretudo de particulares, dinheiro para comprar livros, uniformes, prestar cuidados de saúde, a 41 crianças, mas que podem ser mais 50 ainda este ano.

O próximo passo visa o apoio alimentar, Marta vai juntar-se à Associação Portuguesa de Direitos Humanos, que já está no Quénia: “Cada uma destas crianças tem de ser apadrinhada para garantir que podem comer sem ser feijão e milho todos os dias”.

Marta Baeta quer voltar ainda este ano ou em Janeiro com mais projectos, e, se possível, mais donativos para ajudar as crianças de Kibera.