24.7.13

Deputado diz que Hitler não matou ciganos suficientes

por Lusa, texto publicado por Isaltina Padrão, in Diário e Notícias

A justiça francesa abriu hoje um inquérito contra um deputado do partido de centro-direita UDI que, segundo um jornal, terá afirmado durante uma altercação com pessoas de etnia cigana que "Hitler talvez não tenha morto ciganos suficientes".

O deputado e presidente da Câmara de Cholet (oeste de França) Gilles Bourdouleix está ser alvo de um inquérito preliminar por "apologia ao crime contra a Humanidade", segundo anunciou hoje o procurador da cidade francesa de Angers, Yves Gambert.

As afirmações do deputado, que foram gravadas e posteriormente disponibilizadas online por um jornalista do diário regional francês Le Courrier de l'Ouest, estão a ser analisadas pela justiça francesa.

Na gravação, disponibilizada no site do jornal, pode ouvir-se o deputado da União dos Democratas e Independente (UDI)a envolver-se numa altercação com pessoas de etnia cigana, antes de afirmar: "Hitler talvez não tenha morto ciganos suficientes", segundo noticiou a agência francesa AFP.

As declarações de Gilles Bourdouleix surgem num contexto delicado por se verificarem desde há algum tempo incidentes regulares com pessoas de etnia cigana em toda a França.

As reações por parte de vários responsáveis políticos franceses não se fizeram esperar.

O primeiro-ministro francês, Jean-Marc Ayrault, considerou que as declarações do deputado UDI são "indignas de um funcionário eleito da República" e que devem ser "sancionadas" por lei.

As declarações foram também consideradas "inadmissíveis" pelo ministro do Interior francês Manuel Valls, para quem o deputado Bourdouleix deve ser "severamente punido pela justiça".

O presidente do UDI, Jean Louis Borloo, também já veio a público condenar a declarações de um dos seus deputados e adiantou ter convocado a direção do partido para analisar as medidas a tomar.