24.5.12

Famílias cada vez mais pobres

in Record

Desemprego entre casais atinge recorde

As dificuldades financeiras nas famílias portuguesas têm vindo a crescer, o que se relaciona diretamente com o aumento do número de casais desempregados. O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) revelou ontem que o número de casais sem trabalho atingiu um máximo histórico no mês de abril, tendo aumentado 70,6 por cento face ao período homólogo de 2011.

“Do total de desempregados casados ou em união de facto, 15.754 (5,1%) têm registo de que o seu cônjuge está igualmente inscrito no Centro de Emprego”, lia-se na informação mensal do IEFP.

Estes dados levam-nos ainda a outra realidade, que é o crescimento dos pedidos de auxílio às instituições de caridade. A Misericórdia do Porto decidiu abrir na próxima semana uma cantina social, destinada às “famílias que perderam recentemente o emprego ou que estão em dificuldades”, tal como explicou a técnica Sandra Arouca à Rádio Renascença.

Solidariedade

Já o Banco Alimentar contra a Fome (BA) inicia no fim-de-semana uma nova campanha. “Como temos mais pedidos, o que fazemos é ir procurar mais pontos de abastecimento”, diz Isabel Jonet, presidente do BA, admitindo que os produtos recolhidos nunca são suficientes. Apoie esta iniciativa nos supermercados ou fazendo donativos através do site.